Como escolher minha máquina fotográfica?

Como escolher minha camera

Apesar de eu não ser fotógrafa profissional, de alguma forma, eu virei referência para os meus amigos quando o assunto é fotografia. Não raras vezes, eles chegam pra me perguntar: Tirza, qual é a melhor máquina fotográfica? ou como escolher a máquina fotográfica mais adequada pra mim? e coisas do tipo. Como dia 19, terça passada, foi o dia mundial da fotografia, decidi fazer esse post pra ajudar tooodos vocês que talvez tenham essas mesmas dúvidas.

Aqui eu vou colocar minha própria avaliação a respeito do perfil que eu acho que você deve ter para comprar câmera A ou B. Ou seja, não leve isso ao pé da letra, é só uma indicação pessoal. Eu mesma gosto de ler mil blogs e sites antes de comprar algo caro ou com alta durabilidade. Por esse mesmo motivo, ao descrever minha opinião vou colocar as observações de outras pessoas, pra que vocês possam ter maior conhecimento do equipamento que desejarem.

Vamos lá então?

fotografia

Como escolher minha máquina fotográfica?

Vou apresentar pra vocês dos maiores até os menores, em tamanho mesmo, formatos de câmeras. Não tenho a menor intenção de ser técnica. Sendo assim, quero que vocês imaginem aquelas câmeras profissionais pretas grandes “que tiram fotos lindas” (ah! Não é a câmera que tira as fotos lindas, é o fotógrafo, hehe). Para facilitar, aqui está uma que é o sonho de consumo de muitos fotógrafos em ascensão:

canon 5D III

 

Esse é um modelo de câmera DSLR Full Frame da Canon. Surge, então, outra pergunta! Qual é melhor: Canon ou Nikon? Eu já fiz alguns cursos de fotografia e os grandes fotógrafos são unânimes na resposta: tanto faz. A melhor marca é a que você melhor se adaptar. Elas são equivalentes em qualidade.

Eu mesma nunca tive um modelo Full Frame, depois falo o porquê, e só posso dizer o que já observei. Apesar de ter tido duras críticas em Julho de 2013 pela Fotografe Melhor, eu já percebi que a maior parte dos fotógrafos que usam Canon estão segurando um 5D III. Clique aqui para ver os dados técnicos da queridinha.

E quem deve comprar essa câmera maravilhosa então? Antes de responder, você precisa ter algumas coisas em mente…

Fotografia e equipamentos

O que eu sempre digo pras pessoas que querem de cara comprar uma câmera como essa é: qual é a finalidade da sua compra? A maioria das pessoas simplesmente quer uma máquina para registrar as férias, um aniversário em casa e super quer fotos lindas! O que acontece é que o comprador acha que só porque ela é cara, grande e possui uma qualidade extraordinária, ele vai conseguir tirar a foto de olhos fechados e ela vai sair como que de uma revista. Primeiro, não é isso que acontece. Segundo, honestamente, fazer um investimento alto (sim, essa câmera não é nada barata) com essa finalidade não compensa não. Essa máquina foi feita pra profissionais que vão saber utilizar as inúmeras funções dela ou para aspirantes e amadores, como eu, que realmente gastam tempo e energia estudando, fotografando e se dedicando à fotografia. Na verdade, eu nem me coloco nesse grupo de pessoas. Como não sou profissional ainda e também não sou rica  eu não me vejo gastando tanto dinheiro assim em um hobby. E é por isso que eu não tenho uma Canon 5D III.

Entretanto, apresento pra vocês um modelo inferior, que acho até mais adequado pra aquele grupo de pessoas como eu! Eu vou colocar a foto da câmera que eu uso, apesar de já existirem modelos mais modernos e melhores (T4i, T5i, 60D). Eu, particularmente, amo minha máquina. Ela não é Full Frame, mas coube no meu bolso e atende minhas necessidades. É bem verdade que eu já estou planejando mudar o modelo, mas não tenho reclamações. Eu também não me importo em carregar uma bolsa pesada cheia de equipamento se for pra eu me divertir tirando foto ou conseguir capturar o momento como eu quero. Com vocês, minha companheira, minha Canon T3i:

Canon T3i

Só pra vocês terem noção sobre essas câmeras grandes, olha só o comparativo nikon/canon e reparem na quantidade de modelos que existem!

lista de cameras canon e nikon

E agora? E se você não está afim de gastar muito dinheiro, não tem interesse em estudar técnica fotográfica e nem de ficar carregando peso? Caaaalma, tenho algumas outras opções! Os sites EscolhaFácil e TechTudo fizeram algumas críticas que podem ser bem interessantes em relação à categoria de câmeras compactas, a solução para os seus problemas! hehe

Como faz muito tempo que eu não pesquiso câmeras compactas, não posso dizer qual é a melhor marca hoje em dia ou melhor preço ou qualquer outra coisa, porém uma amiga minha comprou uma máquina compacta no início do ano (eu acho) e usou numa viagem que fizemos juntas na qual ela foi pro Castelão e eu fiquei do lado de fora sem ingresso e com empate Brasil x México que niguém merece. Eu gostei tanto que já quero comprar uma pra mim – principalmente porque minha mãe às vezes quer tirar foto e não sabe nem pra onde vai a minha. Nas lojas da minha cidade você encontra esse modelo por mais ou menos R$ 300,00 e no Wallmart está ainda mais barato.

O legal dessa máquina é que além de compacta (você coloca na bolsa e vai embora ser feliz), ela tem um visor na frente (especialmente pra você que curte selfies, hehehe)! Outra função legal é o wifi, ou seja, você passa suas fotos pro celular ou computador a qualquer hora se tiver internet. DÁ PRA POSTAR A FOTO NA HORA! hahaha. Muito legal né? Isso quer dizer que se você quer apenas uma forma simples e funcional de registrar e compartilhar os seus momentos especiais, essa pode ser uma boa pedida. Se você vai ter aquelas fotos perfeitas e super profissionais, é claro que não, mesmo porque você teria que ter uma noção de fotografia pra isso pelo menos. Sendo assim, dêem uma olhadinha nela…

OBS: ela é um modelo especial para a Copa, que já passou e a gente não ganhou. Não culpem a câmera! 😛

Smart Câmera Samsung ST2014F, Branca, Wi-Fi Embutido, 16.2 Megapíxels, 5x Zoom Óptico, Cartão de Memória 8GB, Função Futebol
Smart Câmera Samsung ST2014F, Branca, Wi-Fi Embutido, 16.2 Megapíxels, 5x Zoom Óptico, Cartão de Memória 8GB, Função Futebol

Bem galera, é isso aí. Espero que eu tenha ajudado a decidir um pouquinho entre comprar uma máquina fotográfica profissional, semi profissional ou compacta. Como eu disse, é isso que eu acho sobre o perfil do fotógrafo de cada uma delas. Os profissionais, os amadores e os que só querem registros que não sejam feitos no celular. Qualquer dúvida ou reclamação, pode comentar aí embaixo. Espero não ter ofendido e nem acabado com o sonho ninguém. Até o próximo post e lembrem-se…

keep calm and take pictures

Deixe um comentário

